sábado, agosto 18, 2007

Mude

"Mude. Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. (...) Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.
Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado, outra marca de sabonete, outro creme dental. Tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. (...)

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda!"

(Edson Marques)

Não é tão simples quanto parece. Mas é bom... Ok, dá trabalho, exige um certo desprendimento... às vezes até incomoda. Mas é excelente para nos ajudar a manter o olhar infatil, o olhar de filósofo se encantando com o novo. E, sem dúvida, nos ajuda a nos descobrir.

O lugar da acomodação é gostoso, é confortável, mas é limitador. Mudar nos depara com nossa essência, aquela que nunca muda, que está sempre lá, mas às vezes é mais desconhecida do que qualquer estranho...

Mudar nos depara com a experiência e com quem podemos ser, e eu gosto do desafio. E é só a experiência que nos muda - aquela que nos atravessa de ponta a ponta, ou porque machuca, ou porque cura. Mas deixa uma marca inesquecível, e é impossível viver sem que essa marca mude nosso rumo...

Mudar pode ser traumático, também. Mas o risco vale a pena. E mudar fica muito mais interessante quando se é respaldado por um amor eterno, que não muda nunca...

Mudo o tempo todo. Não se assuste, mudar é legal. Até que eu mude de idéia...
 
Revolução em Mim. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino