quinta-feira, agosto 07, 2008

Você é coerente? Ou você é autêntico?


Deus tem bombardeado isto em meu coração nestes dias.

Temos andado muito preocupados com nós mesmos e com nossa imagem, com que os outros vão pensar de nós e do que nós fazemos ou deixamos de fazer. Talvez por vaidade, talvez por cobrança excessiva dos outros, talvez por cobrança excessiva de nós mesmos. Seja por qualquer motivo, isso me cheira à insegurança, até mesmo à carência. O fato é que não dá pra viver assim, sob esta pressão constante da análise e da aprovação alheia. E lá vem a boa notícia: Deus nos ama e nos aceita do jeito que somos!

Eu sei que às vezes eu falo demais (tá bom, quase sempre eu falo demais!) e alguns podem interpretar as coisas que eu falo não exatamente da maneira correta. Ás vezes eu penso: 'ih, acho que fulaninho interpretou mal/ não entendeu o que eu quis dizer... será que ele tá achando isso/ aquilo de mim? Devia ter ficado quieta'. Mas logo depois penso: e desde quando é a 'imagem' que as pessoas têm de mim é mais importante do que a realidade de quem eu sou? Nem todos vão concordar comigo e também não tenho a pretensão e a vaidade de querer isso, ou de querer que todos entendam/ aceitem. Eu sei quem sou, e é aos pés do Pai que, à medida que O conheço, vou me conhecendo também, à luz da Sua palavra e da Sua vida. E entre parecer e ser, fico com a segunda opção. Sem sombra de dúvida.

Será que se nós, cristãos, tirássemos a capa de 'santarrice' que às vezes vestimos, com aquela pose de "eu tenho uma Palavra pra sua vida", "eu não peco", "sou superior" ou outras coisas do tipo não atrairíamos mais gente para o Evangelho? Será que essa capa de super-heróis é saudável para nós e para o evangelho? Ser cristão e ser santo não trata-se de não pecar, de não ter falhas (ou escondê-las pra que ninguém as veja). Ser cristão é ser um pecador como outro qualquer, mas um pecador que encontrou a salvação, cura, consolo, redenção. Nossa pose de "super-crentes" afasta mais do que atrai. Se estivéssemos mais preocupados em ser nós mesmos, se nos preocupássemos mais em sermos amados pelo Pai do que em sermos aceitos pelos outros, muitos mais se achegariam a nós...

Com amor.

domingo, janeiro 20, 2008

Ele não mudou, Ele é o mesmo Deus!

Há uma palavra pulsando em meu coração: Deus ainda opera! Ainda fala! Ainda hoje!

Ok, eu sei que você sabe que Deus é poderoso e soberano, que Ele abriu o mar, alimentou seu povo no deserto, fez brotar água da rocha, fez com que a estéril se tornasse mãe e tantos outros milagres poderosos. Mas será que você realmente crê que Ele ainda faz milagres como esses ou ainda maiores na tua vida hoje?

O Espírito Santo tem me incomodado quanto a isso. Porque no passado os milagres eram tão mais constantes? Será que Deus mudou ou foi a nossa fé que enfraqueceu, inundada por questionamentos, superficialidade, naturalidade? Até onde minha fé é verdadeira? Até onde creio sem pestanejar que todas as Suas promessas sobre a minha vida se cumprirão? Será que tenho andado no natural ou no sobrenatural de Deus?

Eu quero andar no sobrenatural, porque o Evangelho é sobrenatural. A bíblia diz que os sinais seguem os que crêem, e eu quero esses sinais! Não quero que meu ministério seja marcado somente por belas canções, mas por salvação, cura, restauração de famílias, libertação dos cativos! Foi para isso que Deus nos chamou! Se nós depositarmos toda a nossa confiança em Deus, e olharmos para Ele somente, tudo o que precisamos acontecerá, por mais impossível que pareça aos nossos olhos limitados.

Deixe-se invadir pelo sobrenatural de Deus. Deixe que Ele te livre da religosidade, dos dogmas e tradições criados pelo homem. Deixe-se ser liberto de uma vida medíocre, de migalhas, que não é o que Ele tem pra você. Deixe que Ele te leve a novas experiências, a novos lugares em Sua presença. Permita-se viver dependente dEle, sem preocupações nem ansiedades. Obedeça a Sua voz ainda que pareça loucura. Deixe-se levar pelos rios do Espírito, e não se preocupe: você estará em boas mãos.

Mas não se esqueça: o maior milagre que alguém pode viver é ter a salvação em Jesus...

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Presente

Enquanto dava continuidade à minha arrumação de armários, me deparei com um problema básico: tenho muito papel pra pouco espaço. Coisa de professora (aquela infinidade de livros que eu já li + aquela infinidade de livros que eu juro que vou ler), coisa de quem se apega demais às lembranças que os objetos reacendem. Mas tenho que aprender a conviver apenas com a memória, e nem tanto com os objetos, simplesmente porque não tenho mais espaço físico pra isso!

Pensando numa solução para otimizar meu espaço, me deparei com as minhas agendas que guardo desde 1999. Que exercício difícil de desapego foi me desfazer delas! Não pelas agendas em si, mas pela minha história ali descrita, escrita, vivida, sentida. Enquanto relia cada uma e ia destacando as páginas mais 'importantes' pra guardar (ah, também não vou jogar tudo fora, né?), me dei conta de como a adolescência é uma fase intensa. Tudo é pra sempre, tudo é definitivo, tudo é até o talo - ao menos na nossa cabecinha. A cada nova paixão, a certeza de que seria para todo o sempre, que aquele era o melhor homem do mundo, escolhido por Deus para ser o príncipe encantado no cavalo branco! Não deixa de ser engraçada essa nossa relação com o mundo, e também não deixa de ter o seu lado bom. A maturidade traz muitos benefícios, mas o ideal é guardar a dose necessária de loucura, paixão e insanidade para tornar os relacionamentos mais divertidos!

É muito bom ver que o tempo passa, e que cada uma das 'decepções' me fez aprender algo e construiu quem eu sou. O tempo é senhor de tudo, e Deus é o Senhor do tempo! As coisas tomam o rumo que tem que tomar. Simplesmente. O que parecia ser eterno, não o foi; e o que parecia que nem sequer existia, perdurou.

Inebriada pelas lembranças, recebi um lindo poema que uma pessoa muito especial na minha vida fez pra mim. Digo 'pessoa muito especial' pela simples falta de uma nomenclatura pra nossa relação. É amor, é amizade, é curtição, é cuidado, é tudo isso misturado, é muito mais que isso. Como é bom saber que você conseguiu despertar em alguém motivação pra escrever coisas tão bonitas... Isto me fez ganhar o dia! Me emocionei não só pela beleza e profundidade das palavras, mas pela verdade delas. Querido, o que você enxergou não é meu - é do Espírito Santo. Obrigada por fazer parte da minha vida de maneira tão especial.

É por isso que valorizo tanto minhas lembranças - porque o passado sempre remete ao futuro, porque foram as escolhas que fiz que determinam quem sou. E é muito bom saber que, quando submetemos nossas escolhas a Deus, tudo é perfeito e agradável...
 
Revolução em Mim. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino