sexta-feira, janeiro 04, 2008

Presente

Enquanto dava continuidade à minha arrumação de armários, me deparei com um problema básico: tenho muito papel pra pouco espaço. Coisa de professora (aquela infinidade de livros que eu já li + aquela infinidade de livros que eu juro que vou ler), coisa de quem se apega demais às lembranças que os objetos reacendem. Mas tenho que aprender a conviver apenas com a memória, e nem tanto com os objetos, simplesmente porque não tenho mais espaço físico pra isso!

Pensando numa solução para otimizar meu espaço, me deparei com as minhas agendas que guardo desde 1999. Que exercício difícil de desapego foi me desfazer delas! Não pelas agendas em si, mas pela minha história ali descrita, escrita, vivida, sentida. Enquanto relia cada uma e ia destacando as páginas mais 'importantes' pra guardar (ah, também não vou jogar tudo fora, né?), me dei conta de como a adolescência é uma fase intensa. Tudo é pra sempre, tudo é definitivo, tudo é até o talo - ao menos na nossa cabecinha. A cada nova paixão, a certeza de que seria para todo o sempre, que aquele era o melhor homem do mundo, escolhido por Deus para ser o príncipe encantado no cavalo branco! Não deixa de ser engraçada essa nossa relação com o mundo, e também não deixa de ter o seu lado bom. A maturidade traz muitos benefícios, mas o ideal é guardar a dose necessária de loucura, paixão e insanidade para tornar os relacionamentos mais divertidos!

É muito bom ver que o tempo passa, e que cada uma das 'decepções' me fez aprender algo e construiu quem eu sou. O tempo é senhor de tudo, e Deus é o Senhor do tempo! As coisas tomam o rumo que tem que tomar. Simplesmente. O que parecia ser eterno, não o foi; e o que parecia que nem sequer existia, perdurou.

Inebriada pelas lembranças, recebi um lindo poema que uma pessoa muito especial na minha vida fez pra mim. Digo 'pessoa muito especial' pela simples falta de uma nomenclatura pra nossa relação. É amor, é amizade, é curtição, é cuidado, é tudo isso misturado, é muito mais que isso. Como é bom saber que você conseguiu despertar em alguém motivação pra escrever coisas tão bonitas... Isto me fez ganhar o dia! Me emocionei não só pela beleza e profundidade das palavras, mas pela verdade delas. Querido, o que você enxergou não é meu - é do Espírito Santo. Obrigada por fazer parte da minha vida de maneira tão especial.

É por isso que valorizo tanto minhas lembranças - porque o passado sempre remete ao futuro, porque foram as escolhas que fiz que determinam quem sou. E é muito bom saber que, quando submetemos nossas escolhas a Deus, tudo é perfeito e agradável...

9 comentários:

Anônimo disse...

nossa! não sabia que você escrevia tão bem.(RS)
algumas pessoas marcam sua trajetória na terra de uma forma tão forte e tão única que fazem você desejar com toda vontade que sempre estejam presentes na sua vida e não apenas nas lembranças!
a letícia é uma dessas pessoas...
TE AMO!!!!!!!!

Unknown disse...

Lembranças nos transportam no tempo de forma impressionante! Bom é reaprender com elas, porque a maturidade de alguns deixa pra trás o prazer de muitos momentos.

Ao entregarmos nossos caminhos ao Senhor, percebemos os trovões e as tempestades pelos quais passamos, ao mesmo tempo em que vemos a destra dEle nos protegendo! Dói, muitas vezes. Mas aprendemos, e muito!

Parabéns pelas suas vitórias! Parabéns por seus amigos! Parabéns pela melhor opção da sua vida: Deus!

Te amo, linda!

Anônimo disse...

ai mulher q lindo esse post , me deu até vontade de chorar... :(
também sou mto apegada as lembranças , tenho mania de ficar revivendo momentos. ;/
amadureci mto c todos os relacionamentos , decepções , perdas , ausências inexplicáveis [até hoje] , daquela época deixo apenas a alegria , a felicidade , mas a ingenuidade deu lugar a maturidade! @__@

bjo =*

Jana disse...

Eu tambem tenho uma dificuldade absurda de me desapegar das coisas rs

Beijos

Anônimo disse...

Eu tenho uma filha professora de Inglês, e o espaço dela é pequeno para tanto papel. Ninguem pode nem mexer, pois para ela tira de ordem.
"Um dia disse a ela se esse espaço fosse em seu coração , Jesus fazia morada". Disse ela porque ela não é convertida. E estou orando para ver ela se reder aos pés de Jesus.

Milene Leite disse...

Ah, que legal!
Encontrei alguém parecido comigo.
Também tenho muita dificuldade de me desfazer de coisas materias, como cartas, agendas e livros. Conforme os anos vão passando, realmente não há espaço pra tanta coisa, mas concordo que cada lembrança ali contida é única e extremamente valiosa, pois nos ajudou a ser o que somos hoje.

Você escreve muito bem.
Adorei o Blog.
=)

Beijão.

Marcela disse...

Querida,eu entendo vc. Até hoje, tenho as minhas agendas guardadas no armário. Selecionei os bilhetes e cartas mais lindas e guardei tudo em um caixa. É tão bom quando tenho tempo de rever tudo isso. Lembro de tudo que passei e do quanto isso foi importante para fazer de mim quem eu sou agora.
Feliz 2008!!! Beijos

Chris Rodrigues disse...

Eu não consigo jogar algumas coisas fora tb.. ...bjos

Anônimo disse...

Olá Letícia!

Vim retribuir sua visita em meu blog. Também guardo minhas agendas da adolescência... Lembranças importantes que formam um mosaico do que foi vivido... Vão ficando por aqui enquanto houver espaço: o que não sei se durará muito tempo também! Tem papel pra todo lado!

Abraços!

 
Revolução em Mim. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino